26 November 2019

Obesidade aumenta risco de deficiência auditiva

Um estudo japonês de larga escala mostrou a relação entre obesidade e deficiência auditiva.

Um estudo realizado no Japão mostrou que aumento de risco de deficiência auditiva de 1 kHz é 21%  para pessoas  entre 25 a 29,9  de Índice  Massa Corpórea, sigla em inglês, BMI, e 66% para pessoas com BMI 30 ou acima disso, comparado a indivíduos com BMI abaixo de 25. Para deficiência auditiva de 4 kHz , o aumento de risco no estudo foi de 14% e 29% comparado com indivíduos não obesos.

O aumento de risco de deficiência auditiva de 1 kHz foi de 19%  para pessoas não saudáveis e não obesas , 27% para pessoas obesas e 48% para indivíduos obesos e não saudáveis. Para deficiência auditiva de 4 kHz, o aumento de risco era de 13% para pessoas saudáveis e não obesas, 21% para obesos saudáveis e 26% para obesos não saudáveis.

Homens  em idade de trabalhar

O estudo foi realizado em larga escala com trabalhadores japoneses incluindo 48.549 mil empregados, no início do estudo, entre 20 a 64 anos de idade sem deficiência auditiva. Os participantes  do estudo eram 85% homens. Nesse perídodo foi realizado anualmente teste audiométrico de tom puro para identificar deficiência auditiva de 1 e 4 kHz.

O estudo feito durante um acompanhamento médio de 7 anos com 1.595 e 3.625 indivíduos mostrou um desenvolvimento de deficiência auditiva unilateral de 1 a 4 kHz, respectivamente.

Estudos anteriores

Estudos anteriores apontam a relação entre obesidade e deficiência auditiva.
Um estudo turco mostrou a associação entre deficiência auditiva e obesidade entre mulheres de 18 a 40 anos de idade , e que obesidade pode afetar a função auditiva. Na verdade, a habilidade de  ouvir frequências  auditivas altas  parece ter uma conexão negativa com obesidade

Um estudo americano Columbia University's Medical Center  revelou que obesidade, entre adolescentes, torna-os o dobro mais propensos a desenvolverem deficiência auditiva de baixa frequência.
Segundo um estudo iraniano, a pessoa corre risco de ter deficiência auditiva, caso tenha síndrome metabólica.

O estudo "Obesity and risk of hearing loss: A prospective cohort study" foi publicado pela Clinical Nutrition, em 2019.

Fonte: Clinical Nutrition and www.ncbi.nlm.nih.gov

Leia mais:

Erhalten Sie unsere News zum Thema Schwerhörigkeit

Sie möchten mehr von uns zum Thema Schwerhörigkeit wissen? Abonnieren Sie unseren Newsletter
Bestehen Sie unseren Hörtest?
Machen Sie unseren Hörtest
Hör Schwerhörigkeit zu
Regelmäßig den hear-it-Newsletter erhalten.
Wie gut ist Ihr Gehör?
Bestehen Sie unseren Hörtest?
Machen Sie (schnell und einfach) unseren Hörtest